domingo, 6 de julho de 2008

Cuidado para naum ser fumado!


"De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente morrem três milhões de pessoas por ano em função do cigarro. Para vencer a guerra contra o fumo e evitar as doenças por ele causadas atitudes mais enérgicas devem ser tomadas. Este é o principal tema a ser discutido no dia 29 de agosto - Dia nacional de combate ao fumo".

Os malefícios do tabaco são provenientes, em grande parte, das minúsculas partículas de alcatrão nele incluídas. O cigarro contém substâncias cancerígenas e co/cancerígenas, portanto causadoras de câncer. A fumaça do cigarro é composta ainda de 2% a 6% de monóxido de carbono, um gás tóxico que dificulta o transporte e utilização do oxigênio. Esses compostos também alteram o funcionamento dos microscópicos cílios do sistema respiratório. Como esses cílios têm a função de limpar as vias respiratórias e livrar os pulmões de partículas indesejáveis, tais como bactérias e compostos químicos nocivos, o fumante também é mais propenso a adoecer de doenças respiratórias. Metade dos seis tipos de câncer que mais matam no Brasil tem o cigarro como fator de risco. O fumo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão, causador de 12 mil mortes por ano no país. No pulmão, além de câncer, o uso do cigarro promove várias outras doenças graves. O enfisema e a bronquite, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, são doenças graves causadas, na grande maioria das vezes, pelo hábito de fumar. Além disso, o cigarro está relacionado à causa de tumores malignos em vários outros órgãos como: a boca, laringe, pâncreas, rins e bexiga. Das mortes causadas pelo fumo 25% são decorrentes de doenças coronarianas, como infarto do coração. Os fumantes correm quase o dobro do risco dos não fumantes de sofrer um infarto do miocárdio ou morte por doenças coronarianas. O cigarro causa lesões nos vasos sanguíneos de todo o corpo, propicia acidentes vasculares cerebrais, mais conhecidos como "derrames", e aumenta a concentração de LDL (colesterol "mau") e diminui a concentração de HDL (colesterol "bom") no sangue. O fumante passivo é aquele que não fuma, porém respira a fumaça do cigarro de outras pessoas. As crianças são as maiores vítimas do fumo passivo. Os filhos de mães que fumaram durante a gravidez tendem a nascer com peso e altura inferiores aos filhos de mães não fumantes. A criança que convive com fumantes, está mais sujeita a se tornar um fumante e a fumar mais precocemente.

Quanto Custa Fumar?

A intervenção ao tabagismo é muito efetiva considerando-se os custos de tal ação. A diminuição do tabagismo está relacionada com a diminuição do número e gravidade de doenças cardiovasculares e pulmonares, do câncer, e das hospitalizações. Essa diminuição está relacionada também com menor número de recém nascidos de baixo peso e menor incidência de distúrbios físicos, cognitivos e emocionais nos filhos de mães que fumaram durante a gestação. Ou seja, é melhor e mais barato gastar com o combate ao fumo do que cuidar dos problemas por ele causado. Gastando menos com as doenças causadas pelo tabagismo o governo terá mais recursos para investir em outras áreas da saúde.

A nossa fonte de dados foi site:

http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=7733801038769355726

21 comentários:

Tania Montandon disse...

acho q o mais urgente seria separar fumantes de não-fumantes, pq é realmente muito injusto ser fumante passivo. Qto a acabar de vez, eu duvido muito, isso envolve empresas poderosíssimas e influentes, ainda q de forma sutil, na mídia e em tudo o mais.

:D

nas tuas mãos


bjin

Anônimo disse...

Sem sombra de dúvida, fumar é o ato mais idiota que uma pessoa pode assumir.

www.blowgh.wordpress.com

Thamires disse...

com certeza o fumo é muito prejudicial a saúde e já passou da hora de todos se derem conta disso.

muito bom aqui :D

Beeijão ;*

Mr. Rickes disse...

Eu odeio cigarro. Não suporto quando vem aquels pessoas, mau-educadas, fumando perto de mim. Penso que quem fuma devia viver numa redoma e ficar aspirando sozinha esse ár poluido e maléfico.
Parabéns pelo blog!
\0/

Lucas Oliveira disse...

Não sei você, mas qdo estou perto de algum fumante, me sinto envenenado. Nunca coloquei cigarro na boca - e nunca tive vontade, ainda... rs - e, quando alguém fuma perto de mim, se for conhecido peço para parar, se não for, saio de perto!
Concordo com a Tania ai em cima, sobre separar os fumantes dos não-fumantes. Acho (também) uma injustiça ser fumante passivo.
Existem leis que proíbem o cigarro em certos lugares, mas muitos não obedecem!
Deveria ter uma multa para esse tipo de atitude!
Post ótimo!

abçs


Lucas de Oliveira

Thais disse...

o mais urgente é parar a fabricação de cigarros,mas se isso acontece vai vim os falsos,que são bem mais forte.

pelo visto nao tem jeito,mas se ainda nao deu jeito é pq nao chegou ao fim

http://thaischagass.blogspot.com/
entra ai

Fernando Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diogo R. Moreira disse...

É definitivo. O fumante prejudica as pessoas que com eles convive e obviamente a si mesmo.

Muitas pessoas que fumam talvez não tenham consciência do perigo e dos problemas que o cigarro causa aos seus próximos... Acho que se soubessem, ou melhor, se tivessem consciência disso já ajudaria muito!

Continuem assim orientando e informando as pessoas sobre esses males para a sociedade.
Abraço!

ED CAVALCANTE disse...

POSSO FALAR DESSE ASSUNTO COM PROPRIEDADE, POIS SOU EX-FUMANTE.TENHO 43 ANOS E FUMEI DOS 16 AOS 32. AINDA HOJE, ACREDITE, SINTO VONTADE DE FUMAR. QUANDO CHEGA ALGUEM PERTO DE MIM COM CIGARRO NÃO ME INCOMODO. NUNCA FRAQUEJEI DPS QUE PAREI, SEREI EX-FUMANTE PARA EMPRE. TER SIDO UM FUMANTE É A ÚNICA COISA DE QUE ME ARREPENDO NA VIDA!

Anônimo disse...

Em poucas palavras:ODEIO CIGARRO!
Já linkei.Um abraço!!!

Anônimo disse...

Concordo plenamente contigo em relação as coisas que disse, mas algumas coisas tem que ser levadas em consideração. Não sou fumante, nem gosto de cheiro de cigarro, só que pra mim é PRECONCEITO a forma que eu definem os fumantes. Chamam de idiotas, de burros... isso é preconceito pra mim.. e outra coisa.. todo mundo sabe o mal que faz... só que cada um escolhe o que quer pra si...

www.blogdohugo.com

Grupo Saber Viver disse...

Gostaria de lembrar que tabagismo é uma doença, do mesmo tipo da dependência química, que precisa de tratamento.
Os fumantes começam a fumar, por auto-afirmação, para mostrar que já são adultos, e achando que vão poarar quando quserem, são enganados,en entram em um caminho, que é bastante deifícil de modificar.
obrigado pelas vizitas!
Alexandre Veras da Luz (gsv)

Edu França disse...

Fumar pelos outros equivale a pagar a conta do cara que tá bêbado ao lado, é sofre pelo "prazer dos outros"

Beuh disse...

Eu odeio cigarro e também escrevi no meu blog sobre ele, só que de um ponto de vista diferente. Sobre o desejo incontrolavel de fumar... meio estranho




qisuperior.blogspot.com

danii disse...

olha detesto cigarro , por varios motivos é logico que o principal é a saúde né?
mas nao tem coisa mais incomoda do que ficar perto de quem fuma.. e namorar quem fuma então? quase impossivel....

Luccas Balacci disse...

cara, acho muito legal, blogs como o seu mostrar para o mundo o quanto sério é o cigarro, e o perigo que ele pode trazer, tranto para os fumantes como para os passivos, que também sofrem muito com isso...

Abrazz!
http://blogataverna.blogspot.com/

PS: ñ considere o que disse na comu "Parcerias Entre Links" como um insulto...

Anônimo disse...

cigarro bom é cigarro no lixo...

Fada Safada disse...

Oi, Alexandre.

Realmente, ficar dizendo que faz mal, que é prejudicial, que causa mortes, etc não basta.
A nicotina vicia 72x mais que o crack!!!!!

As pessoas não entendem o tabagismo como doença, como dependência química severa e de difícil controle.

O blog procurou algum órgão que auxilie tabagistas a deixar de fumar ou pensam que é questão de "boa vontade ou força de vontade"?

Abraços
Fada (ex-fumante)

mateus disse...

Eu acho que a pior coisa naum é nem o fumante, mas sim aquele que tem que respirar o ar de cigarro do que fuma!

Alcione Torres disse...

Sou uma vítima do cigarro. Tenho asma, com certeza, devido à convivência com 2 fumantes desde que fui gerada: meu pai e minha mãe. Meu pai parou de fumar, mas minha mãe ainda não. Luto sempre para que ela pare, mas tá difícil.
Odeio cigarro!

Anônimo disse...

eu pensei que vcs fossem alguma banda de música, mas pelo visto vocês lidam com a saúde nãoo?

voltando ao assunto do post, realmente, muitas vezes a gente é quem é fumado! Eu era fumante nas horas vagas, mas agora parei de vez, só que me sinto incomodada quando chega alguém perto de mim. E esse lance de áreas separadas para fumantes e não fumantes em muitos lugares não funcionam (como nos shoppings, por exemplo).

Se fizer igual à lei seca, o bicho vai pegar... rsrs

abraços!!!

visitem:
http://dinheirorendaextranet.blogspot.com

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru