sexta-feira, 11 de julho de 2008

ÊXTASE




É um derivado sintético da anfetamina, conhecido como 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA). Também é conhecido como “ecstasy”, “XTC”, “Adam” e “droga do amor”. Pode ser classificado como um psicoestimulante, semelhante a anfetaminas e cocaína, como também ser agrupado com os alucinógenos, devido as alucinações e “flashbacks”, se usado em doses muito altas. Foi sintetizado na Alemanha, em 1914, como moderador de apetite, mas nunca foi comercializado. Na década de 70, essa droga era usada para fins de tratamento psicoterápico, mas o seu uso se tornou abusivo mostrando lesões nos neurônios, e com isso passou a ser uma droga proibida.


É consumido por via oral, em comprimidos, encontrado em várias cores, desenhos e tamanhos, e em cápsulas gelatinosas contendo 50-150 mg de substância ativa, ou misturado em sucos de frutas ou em outras bebidas. Também é utilizado por via intra-nasal, em forma de pó. Alguns preparados feitos na rua podem conter também cafeína, LSD, anfetamina entre outras substâncias alucinógenas.


Jovens e adolescentes fazem uso “recreacional” do êxtase associado ou não a outras drogas e bebidas. Usam para se sentirem mais desinibidos, simpáticos, próximos e íntimos das pessoas ao redor. Procuram alegria, euforia e energia. O uso ocorre principalmente nos fins de semana, nos clubes de dança ou festas, onde multidões dançam vigorosamente. As sessões de dança, que duram a noite toda, são chamadas de “raves”. Estas festas com multidões de pessoas, altas temperaturas ambientais e muito barulho, podem propiciar ao usuário do êxtase desmaios e convulsões enquanto dançam; e em casos mais graves, até a morte.


Os efeitos aprecem de 20 a 60 min. Após a ingestão de doses moderadas da droga (75-100 mg.), durando 2 a 4 horas. Em doses baixas pode ocorrer: taquicardia, hipertensão (pressão alta), tremores, trismos ou bruxismo (rigidez na mandíbula), diminuição do apetite, insônia, náusea, cefaléia (dor de cabeça) e sudorese. A maioria dos efeitos desaparecem em 24 horas.


Em casos de overdose, com uso de até 42 cápsulas, podem ocorrer arritmias cardíacas, taquicardia, palpitação, hipertensão arterial seguida de hipotensão, hepertermia fulminante (acima de 42ºC), coagulação intravascular disseminada, insuficiência renal aguda, hepatotoxicidade e morte. O tempo estimado entre o uso e a morte varia de 2-60 horas dependendo de cada indivíduo. Alucinações visuais semelhantes ao alucinógeno mescalina podem ocorrer. Aumento da acuidade para cores, luminescência de objetos, além de dormência e formigamento nas extremidades também estão presentes. As psicopatologias associadas ao uso do êxtase podem ser: -Agudas e acontecem até 24 horas após a ingestão, incluem ansiedade, insônia, flashbacks, ataques de pânico e psicose; -Sub-agudas, de 24 horas até um mês após o uso e incluem depressão, tonturas, ansiedade e irritação; -Como complicações crônicas, após um mês de uso, podem aparecer: distúrbio de pânico, psicose, depressão, flashbacks e distúrbios da memória. O êxtase a longo prazo causa toxicidade em neurônios serotonérgicos, incluindo danos permanentes no Sistema Nervoso Central, cérebro, e desordens neuropsiquiátricas. Os efeitos residuais, que podem persistir por até 2 semanas incluem: insônia, fadiga, tontura, dores musculares, depressão, ansiedade, pânico e flashbacks.




O ÊXTASE CAUSA DEPENDÊNCIA?




Sim. O êxtase é considerado uma droga, que leva a dependência fisiológica e psicológica pois: induz tolerância, é usado em doses maiores do que o planejado, é usado apesar de se ter conhecimento dos efeitos adversos e, produz ressaca após o uso caracterizada por insônia e cansaço.


Amigos e parentes devem providenciar para que o usuário: -Tome bastante líquido para rehidratar o corpo. -Use goma de mascar para ajudar na articulação da boca e aliviar o bruxismo. -Mantenha a temperatura do corpo resfriada, para isso aconselha-se não dançar, e se for o caso retirar a roupa, e deixá-lo em ambiente com ar condicionado. O tratamento médico pode necessitar de: -Lavagens gástricas para desintoxicar o organismo. -Em casos de convulsões, tratamento com anticonvulsivantes ou sedativos.
Fonte:

11 comentários:

Anônimo disse...

Êxtase é um droga terrível nos sintomas. Os jovens que a usam para ficarem "desinibidos" deveriam ver que estão fazendo mal para a sua propia saude.


http://relationchic.wordpress.com/

Thaís A. disse...

E pensar que tem gente que acha isso uma maravilha --'

bom blog .

, beijos '

Mônica disse...

Legal seu blog!
Parabéns =)
Bom o público alvo que deveria ter ciência de todos os males causados pelo uso de substâncias químicas ilícitas são os jovens, mas hoje emd ia o que vemos não passam de irresponsáveis.
Não estou generalizando, mas eles praticam o edonismo de uma maneira inviável.
Infelizmente.

beijos

Portal Veritas disse...

Já o disse outras vezes: é de excepcional importancia para a saúde pública o trabalho que vocês fazem.

Espero ajudá-los em breve.

Guilherme SanPer disse...

essas informações sempre boas
e basta ir em uma festa rave que logo voce vera varios jovens alucinados

sem querer generalizar claro

abraços
http://blogaragem.blogspot.com/

danii disse...

a manipulação da realdidade é um sintoma gritante da sociedade caótica e destrutiva em que vivemos....
ja vi em algumas festas raves que frequentei jovens passando mal por causa disso... e conheço um rapaz que morreu por isso , o lucas, morreu ano passado aqui na tribe do rio... era lindo , de boa familia , alegre ...
é uma pena ver a juventude acabando assim....
me vem a a frase : meus herois morreram de overdose.....

Chris Marques disse...

Qualquer tipo de substância que faz a pessoa perder o controle sobre seus atos é condenável!
Parabéns pelo blog, bom trabalho de conscientização!

Blue Blood disse...

aiai...
o sugeito fica tomando isso... tem uma hora de "felicidade" e o rsto dos dias de depressão, pânico e etc...

burrice --'

parabéns pelo blog...

Farofa de Glitter disse...

Gostaria muito de comentar, mas eu não consegui ver aos vídeos.... mas li outros posters , como o do Êxtase, e achei que é muito instrutivo. Drogas são coisas que temos contato o tempo todo, na noite, com amigos, mas dificilmente sabemos detalhes sobre composição, efeitos e danos.
A informação está disponível pra quem quiser, mas é difícil uma pessoa procurar por isso, principalmente quando se usa.
Faz-se a mesma coisa com as fotos dos maços de cigarros que deveriam chocar o consumidor, mas são ignoradas pelos mesmos, como se fosse algo que não os atingissem.
E agora com essa lei de tolerância zero ao volante, que eu particularmente acho ótimo, temo pelo aumento do uso de outros tipos de drogas, pois existem pessoas que não sabem ter vida pessoal sendo elas mesmas. Precisam sempre estar camufladas por um Eu que se esconde em drogas e desinibidores. Enfim, cobre o pé, e descobre a bunda....rsrsrsrsrs

Jhony disse...

Fiquei sabendo agora dos sintomas, mas na moral, eu nem precisava saber, eu nunca vou usar essas Drogas mesmo!

Uma pessoa feita de bom caráter num precisa de substâncias para serem mais felizes.

Valeu MANO!
Brigadão pela informação!

http://jhonyfreitas.wordpress.com

Bibitcanus disse...

Muito bom os seus textos, já está nos favoritos !!

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru